terça-feira, 27 de novembro de 2012

Era Vitoriana - Romantismo

O Romantismo se baseia na fuga da realidade, um movimento de caráter intelectual , onde a nostalgia é a sua maior força. Sendo contra a supremacia da razão, este critica à racionalização e a falta de emoções e sentimentos.
Nas artes podemos observar o predomínio de sonhos, pesadelos, literatura do terror (ex: Frankestein de Mary e o Drácula de Bram), retratos de paisagens campestres, predomínio de borrões e sem muita exatidão nas técnicas.
No vestuário feminino podemos notar que a coloração preta em roupas é considerada elegante, por causa da Rainha Vitória e seu luto, alguns elementos das roupas semelhantes com as do rococó, o espartilho está presente,  acontece uma retomada ao belo e as roupas fogem da área da sedução, crianças se vestiam iguais aos adultos,  as saias possuíam mais volume, a anágua de criolina era muito usada, usavam mangas curtas, decote canoa e uma saia só, enchimentos para as mangas e chapéus que escondiam os rostos das mais recatadas, luvas para manter a pele branca e os pés aparecem mais.

Lembrando que as mulheres para casar (mais recatadas) eram diferentes das mulheres para serem usadas.

Nos aspectos culturais o surgimento da fotografia, a Segunda Revolução Industrial, o início das grandes metrópoles e o impressionismo, são características desta época.




Filme: Gangues de Nova York





Trajes masculinos

Trajes femininos

Anágua

Rainha Vitória



Por Amalia Kusiak

Nenhum comentário:

Postar um comentário