quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Belle Époque

A Bela Época foi um período de grande avanço cultural, ostentação e glamour, e a moda acompanhou todas essas mudanças. Essa época também foi conhecida como Era Eduardiana, por causa do filho da Rainha da Vitória, e sofreu influência direta do monarca, pois como não havia desfiles de moda, revistas, blogs, a referência era a monarquia. 
O rei Edward gostava de mulheres dominadoras e com o busto "pesado", dessa maneira os espartilhos sofrem uma alteração deixando o busto livre. O corpo idealizado da época era em formato de S, o busto projetado para frente e quadril para trás.
A saias eram em formato de sino. De dia as roupas cobriam o corpo inteiro,que jorravam verdadeiras cascatas de renda e babado, a noite a discrição dava lugar a belos decotes. O exagero se dava através de volumes, penas, rendas, pérolas babados, plissados, lantejoulas e outros ornamentos,mas claro nada comparado a períodos que estudamos antes como o Rococó ou Barroco. Chapéus e flores adornavam a cabeça das mulheres. 




O traje masculino pouco sofreu alterações, apenas ganhando algumas atualizações incluindo cortes reto, especialmente para jaquetas e casacos, e também passou a ser mais ajustado ao corpo. Chapéus eram adornos quase obrigatórios. 
Foi a partir dessa época que crianças passaram a se vestir como crianças realmente. Não era mais a roupa de um adulto em tamanho menor. 
Com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, e os trajes acompanharam essa trajetória. Era incabível trabalhar sustentando tantos ornamentos, as roupas ganharam um corte masculino, foi nessa época que surgiu o talleiur.  As mulheres mais abastadas usavam esses trajes em viagens ou no campo.  

Por volta de 1910 o traje feminino sofreu uma grande influência oriental, apesar das cores fortes, e por vezes exageradas, a sociedade adotou com entusiasmo a nova moda, a barra das saias já não era mais em formato de sino e ficava cada vez mas estreita. 


Algumas mulheres usavam calças que podiam ser vistas pela barra da saia, o que era sinal de extrema ousadia na época.  

Algum tempo depois os vestidos deixaram de ter golas super altas e passaram a ter decote em V, o que não era tão bem visto assim, diziam que as mulheres pegariam uma pneumonia com o corpo tão amostra.  
Com a chegada da primeira guerra mundial o luxo foi deixado de lado, a época dourada dava adeus. 


Por Luana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário