O período o qual o Barroco abrange, teve vários momentos marcantes como a Reforma Protestante, a Contra-Reforma, a organização política baseada no absolutismo monárquico e a formação da burguesia.
No século XVII iniciou-se a Reforma Protestante, a qual decorreu de Henrique XVIII que ao ter "largado" a esposa (Catarina de Aragão) para ficar com a amante (Ana Bolena), rompeu com o vaticano, criando uma nova religião, a protestante. Com o tempo Elizabeth, a filha de Henrique XVIII e Ana Bolena, fica com o trono, iniciando assim um novo processo de vestimentas na época. Elizabeth passa a usar roupas mais exageradas e que lhe deem mais respeito (tornando tendencia na época). Volta o desconforto, corset de ferro, rufo (gola exagerada) e vertugadim (armação na saia).
Elizabeth, a rainha virgem, como era chamada, pois nunca se casou, usava uma maquiagem muito branca lembrando uma divindade.
Na parte masculina do século XVII, caracterizam-se as roupas estilo "Os três mosqueteiros", como chapéus enormes e com plumas, perucas, capas e botas bem altas.
Algumas imagens de Henrique XVIII, Ana Bolena, Catarina de Aragão e Elizabeth:
O Barroco atualmente:
Segue dois links sobre coleções com base na inspiração Barroca:
Por Amalia Kusiak